NOTÍCIAS

CARREIRA - 10 habilidades que todo profissional precisa ter no mercado de trabalho atual

5 de Novembro de 2023, 10:00 pm

Destacar-se no competitivo mercado de trabalho atual exige estratégia. Há 10 ou 20 anos, talvez fosse possível entrar num escritório, pedir um emprego e receber uma oferta no mesmo dia, mas hoje não é mais assim. As indústrias estão evoluindo e as demandas são altas. Com isso, as habilidades dos candidatos devem atender às expectativas do mercado e da indústria na qual trabalham.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Isso significa que se você, como candidato ou pessoa empregada que busca novas oportunidades, aprimorar suas competências de várias maneiras, terá mais chances de se destacar em oportunidades de emprego.

10 habilidades em demanda para desenvolver

O LinkedIn analisou vagas de empregos em sua plataforma e divulgou algumas das habilidades mais exigidas pelas empresas hoje:

1. Gestão

Como posso adquirir essas habilidades?

Para melhorar sua vantagem competitiva como candidato, você precisa aproveitar as oportunidades disponíveis para o desenvolvimento de suas habilidades. Se você está desempregado, provavelmente não terá condições de pagar um treinamento ou curso caro. No entanto, há uma série de opções de aprimoramento de habilidades à sua disposição online.

Não espere ficar desempregado para começar a desenvolver novas habilidades. Comece definindo metas de desenvolvimento profissional. Enquanto trabalha, você pode aprimorar suas habilidades de várias maneiras, como pedir ao seu chefe que lhe dê acesso a projetos nos quais você desenvolverá diferentes competências, ficar por dentro das tendências do seu setor, ouvir podcasts e, até mesmo, fazer parte de grupos de estudo e de networking.

 

Como as empresas podem estimular a capacitação de seus funcionários

Os profissionais de pesquisa e desenvolvimento das empresas trabalham com orçamentos cada vez menores. No entanto, Jeremy Walsh, vice-presidente executivo de employer solutions da empresa norte-americana de capacitação All Campus, acredita que os empregadores ainda podem promover programas eficazes e estratégicos de desenvolvimento profissional, que maximizem os recursos sem sacrificar o desenvolvimento de competências, mesmo com restrições de orçamento. “Os empregadores devem identificar as habilidades que terão o maior impacto em direção aos objetivos de desenvolvimento da empresa”, ele diz.

Candidatos, empregadores e profissionais podem desempenhar um papel único na dinamização da economia e na preparação de pessoas para o mercado de trabalho do futuro. Reserve um tempo hoje para dar pelo menos um pequeno passo em direção ao desenvolvimento de seu objetivo de carreira. Um passo na direção certa levará a outro e te colocará na jornada para se tornar um profissional competitivo.